Huberto Rohden

Nascido em São Ludgero, Santa Catarina, no ano de 1893, Huberto Rohden, viveu e produziu para a humanidade um grande número de obras voltadas ao autoconhecimento e auto-realização. Tendo, mais utilizado como matéria-prima e inspiração, as mensagens do Cristo. Afirmava que Jesus Nazareno foi o único a atingir o ponto ômega da Evolução Humana.

Fez estudos no Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências (Innsbruck – Áustria), Filosofia (Valkenburg – Holanda) e Teologia (Nápoles – Itália). Foi inclusive, Padre Jesuíta por muitos anos. Conforme escrito em seu livro autobiográfico, “Por Um Ideal” – 2 V.

Em toda a sua jornada existencial, escreveu por volta de 65 livros, sobre religião, filosofia e ciência. Biografou algumas das personalidades mais influentes da história da Humanidade: Jesus Nazareno, Paulo de Tarso, Santo Agostinho, Pascal, Mahatma Gandhi, Einstein, Myriam. Suas obras foram traduzidas em vários idiomas, ressaltando o esperanto e algumas em Braille.

Pelo domínio que tinha em falar várias línguas, traduziu e comentou filosoficamente, Bhagavad Gita, Tao Te King e o Novo Testamento. Conteúdos essencialmente conhecidos por ele, não só por sua facilidade em transitar pelos conceitos produzidos pela humanidade, mas também por vivenciá-los e experimentá-los em todo o complexo da mística.

Huberto Rohden, no período de 1945 e 1946, recebeu uma bolsa de estudos para a realização de pesquisas científicas na Universidade de Princeton – N.J., neste período, teve a oportunidade de conviver com o físico Albert Einstein.

Após 1946, durante 5 anos, foi professor de Filosofia Universal e Religiões Comparadas na American University – Washington – DC. Este período de 1945 a 1946 serviu de base para os fundamentos da sua obra de vida, a “Filosofia Univérsica”, cujos conteúdos criaram links entre matemática, metafísica e mística.

Ainda nos E.U.A., Huberto Rohden por 3 anos frequentou o Temple Golden Lotus, um Ashram dirigido espiritualmente por Swami Premananda, com quem aprendeu os princípios fundamentais e vivenciou a Kriya Yoga.

No fim de sua permanência nos Estados Unidos, foi nomeado professor de Filosofia na Universidade Mackenzie, mas não chegou a tomar posse da cadeira.

No Brasil, fundou em 1952, em São Paulo, a Instituição Cultural e Beneficente Alvorada, para difundir e vivenciar os conceitos da Filosofia Univérsica e Filosofia do Evangelho. Com aulas teóricas em São Paulo e práticas em retiros espirituais, no Ashram em seu sítio em Jundiaí. Onde construiu um edifício totalmente com pedras brutas, exclusivamente para a realização de meditações silenciosas, batizado por ele, de “Santuário do Silêncio”.

Em 1969, Huberto Rohden empreendeu viagens de estudo e experiência espiritual pela Palestina, Egito, Índia e Nepal.

Finalizando, sua obra e vida foram fundamentadas essencialmente na mensagem do Cristo, e com maestria de “Mestre”, aplicou estes ensinamentos em seus cursos, retiros, conferências, àqueles que eram seus discípulos e alunos. Dentre estes, o Sr. J.B.Castro, fundador da Thélos Associação Cultural Crística. Com seus textos, livros, palestras, procurou educar e conscientizar todos aqueles que usufruíram dos seus ensinamentos.

O Professor Huberto Rohden, faleceu em São Paulo, em 7 de Outubro de 1981, quando tinha 87 anos. Suas últimas palavras, de forma consciente, foram: “Eu vim para servir a Humanidade”.

Huberto Rohden foi Pensador e Educador da Humanidade.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário.