Quem Somos?

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida. Através de estudos, palestras, cursos, atividades vivenciais, procuramos apresentar os elementos necessários para que cada pessoa compreenda o profundo significado da existência humana, tendo o Universo como meio e desfrutando dos resultados práticos desta visão.

Investigamos a Causa para entender os efeitos; o Infinito para compreender os finitos; o Creador* para entender suas creaturas. Com esta ótica, baseados em parâmetros matemáticos e lógicos, podemos alcançar a visão do significado e do valor da Vida Humana. Todas as nossas atividades vivenciais, culturais, sociais e as demais acontecem sob este parâmetro Qualitativo-Crístico.

Não temos vínculo com nenhuma outra instituição ou corrente de pensamento cultural, religiosa, social ou governamental. Embora não seja uma religião, filosofia ou modelo científico, a Thélos, em seus estudos, trata de todos estes assuntos, de maneira profundamente investigativa e isenta.

Nos esforçamos para que todos compreendam as grandes questões essenciais da humanidade, através de estudos comparados das religiões, filosofias orientais e ocidentais, avaliando dados históricos e científicos, e colocando tudo isso sob o Parâmetro da Vida Infinita, que também denominamos Creador, a Causa Incausada, Deus, para não cair em ideologias, tradições ou interpretações – e, muito menos, em dogmas.

Como Surgiu?

A Thélos Associação Cultural é o resultado da compreensão do profundo significado da Razão-de-Ser do Universo e do Homem. Esta compreensão, para ser adquirida, exigiu uma pesquisa séria, lógica — a lógica que procede do Lógos — ampla e profunda em todos os setores do conhecimento humano, motivada pela insatisfação com as respostas apresentadas pelos modelos herdados até os nossos dias.

Esta insatisfação motivou o pesquisador J. B. Castro a rever as propostas já existentes, no campo das religiões ocidentais e orientais, das ciências, filosofias, esoterismos, escolas iniciáticas, convergindo todas elas para a Unidade Una e Única, para além das diversidades (que são meios), para a realização do Propósito-Plano da Vida Infinita para o Universo e o Homem. Sendo iniciada, de forma direcionada, em 1946, esta pesquisa obteve e reuniu as últimas chaves para a decifração do grande mistério da Proposta-Plano da Vida, em 1982.

Desde então, tem-se feito uma constante revisão, comprovação e aprofundamento deste enigmático desafio feito ao Homem de todos os tempos — do presente e do futuro. Esta proposta vem sendo divulgada para mais pessoas que, percebendo a amplitude desta visão e que ela permite uma compreensão coerente, lógica e profunda sobre a estrutura do Ser Humano e da relação autêntica que este pode desenvolver com o Universo, passaram a integrar o trabalho, procurando realizá-lo de forma mais intensa.

Deste modo, ocorreu a sua ampliação natural pela agregação de mais e mais pessoas, que trouxeram o trabalho até sua forma atual.

Proposta

A proposta da Thélos Associação Cultural é de esclarecer, motivar, estimular, criar os meios, o ambiente, para que o Ser Humano compreenda e realize em si o profundo significado da Vida, dando-lhe condições para se livrar do caos de incertezas e degeneração reinantes na humanidade.

É característica importante da Thélos Associação Cultural Crística o incentivo ao desenvolvimento do indivíduo, para que este tenha sempre a sua própria visão destas estruturas, através dos estudos dirigidos e do questionamento honesto, sincero e coerente, para que, assim, adquira os elementos necessários para que ele próprio compreenda o que é importante para seu desenvolvimento pessoal.

Além disso, as pesquisas e estudos comparados desenvolvidos na Thélos Associação Cultural Crística têm permitido aos novos integrantes a visão global, cósmica, das propostas já existentes para o Homem e a abrangência de cada uma; este procedimento dá às pessoas a segurança de poder integrar-se ao trabalho da Thélos Associação Cultural Crística com a certeza de sua seriedade e profundidade.

Télos é uma palavra de origem grega, que significa “meta, alvo, objetivo”.
O nome da Thélos é uma combinação da palavra grega télos com outra palavra grega, théos, que em português significa Deus, Divindade.
A escolha deste nome se deveu à sua originalidade e ao cuidado de não haver vínculo com nenhum sistema ou organização religiosa, esotérica, política ou filosófica.